Quem Somos

Nossa história

Esly Carvalho, Ph.D. fez sua formação em terapia EMDR em 1996-97 com a própria Dra. Francine Shapiro. A formação chegou ao Brasil em torno do ano 2000, mas tomou força com a chegada de Esly Regina de Carvalho, Ph.D. treinadora de treinadores autorizada pela Dra. Francine Shapiro a formar outros profissionais (2004) e treinadores (2005 no EMDR).

A partir de 2007, quando se realizou o I Congresso Ibero-americano de EMDR em Brasília, com 185 participantes de 13 países, o movimento tomou força no Brasil e resultou na formação da EMDR Treinamento e Consultoria (2008) e posteriormente a TraumaClinic (2014), que passaram a promover eventos, cursos avançados de capacitação, encontros regionais e nacionais, incentivo a pesquisa e publicação de artigos sobre as aplicações de EMDR através da TraumaClinic Edições (2014). Até o final de 2020, mais de três mil profissionais se formaram em terapia EMDR nos auspícios da EMDR Treinamento e Consultoria e sua equipe. 

Equipe TraumaClinic

Éderson Luciano

Éderson Luciano

Designer
Esly Regina Souza de Carvalho, Ph.D.

Esly Regina Souza de Carvalho, Ph.D.

Presidente do Grupo TraumaClinic
Rayssa Alves

Rayssa Alves

Assistente Administrativa
Roseane Ferreira

Roseane Ferreira

Diretora Administrativa do Grupo TraumaClinic

Grupo TraumaClinic

O Grupo TraumaClinic nasceu da junção de várias atividades que vinham sendo desenvolvidas no Brasil. A EMDR Treinamento & Consultoria estava implantando o trabalho de psicoterapia EMDR neste país. E, eventualmente, a TraumaClinic trouxe o Brainspotting para o Brasil também nesse caráter de pioneirismo.

Como não havia materiais, recursos e livros, a TraumaClinic Edições nasceu para atender a essa necessidade. Também a clínica da TraumaClinic existe para ajudar as pessoas a receberem o tratamento nessas terapias de reprocessamento que se fazem necessárias.

Oferecemos cursos avançados online (ao vivo e também on demand). Como o nosso trabalho ficou muito reconhecido, muitas pessoas quiseram aprender a trabalhar como nós, e desenvolvemos o Licenciamento da Metodologia TraumaClinic. As pesquisas também nasceram desses resultados.

Estamos também implementando trabalhos de ajuda humanitária de forma que possamos atender as necessidades não só do nosso país, mas também no estrangeiro.  

 

A Terapia EMDR foi descoberta nos anos 80 pela Dra. Francine Shapiro (Estados Unidos). EMDR são as siglas do inglês (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) que significam Dessensibilização e Reprocessamento por meio de Movimentos Oculares. Mantem-se as siglas do inglês para fins de reconhecimento.

Essa abordagem revolucionária permite o reprocessamento de lembranças dolorosas ao dessensibilizar o sofrimento vinculado a lembranças difíceis, traumas e experiências adversas e reprocessá-las a um conteúdo adaptativo. É comprovadamente eficaz para tratar sequelas provocadas pelo Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e se trata também fobias, síndrome do pânico, ansiedade, depressão, dor crônica, abuso sexual e físico, assim como outras dificuldades.

Desde 2013, a Terapia EMDR é reconhecida e aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por sua eficácia e embasamento científico.

Nossa formação, ministrada em três módulos, é completa e atualizada (teoria, prática e 10h de supervisão já incluídas no investimento), totalizando 52h. O curso é certificado pelo EMDR Institute dos Estados Unidos e é reconhecido pela Associação Ibero-Americana de Psicotrauma (AIBAPT), além do apoio da Associação Brasileira de EMDR.

A Formação em Terapia EMDR é ministrada por Esly Regina de Carvalho, Ph.D., Silvia Guz, Jackeline Gomes, Raquel Hoersting, Ph.D., Silvana Salomoni, Dimara Marques e Maher Musleh que possuem a devida autorização do EMDR Institute (EUA), assim como da AIBAPT – Associação Ibero-americana de PsicoTrauma para treinar profissionais no Brasil. A formação promovida pela EMDR Treinamento e Consultoria foi a pioneira no Brasil com mais de 15 anos de tradição.

Essa abordagem revolucionária permite o reprocessamento de lembranças dolorosas ao dessensibilizar o sofrimento vinculado a lembranças difíceis, traumas e experiências adversas e reprocessá-las a um conteúdo adaptativo. É comprovadamente eficaz para tratar sequelas provocadas pelo Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e se trata também fobias, síndrome do pânico, ansiedade, depressão, dor crônica, abuso sexual e físico, assim como outras dificuldades. Veja o vídeo explicativo: 

 

O objetivo da terapia é identificar o trauma sofrido pelo paciente e, a partir disso, ajudá-lo a processar essas experiências traumáticas para diminuir e resolver as emoções associadas a esses eventos.

Os pensamentos e sentimentos negativos serão substituídos por outros mais inclusivos. O objetivo, em essência, é ajudar cada pessoa a lidar melhor com as suas próprias realidades internas para moldar comportamentos mais saudáveis.

Esly Regina Souza de Carvalho nasceu no sul do Brasil, mas se criou nos Estados Unidos. Doutora em Psicologia, há mais de 40 anos tem se dedicado à área de saúde emocional: como psicóloga na prática clínica; como capacitadora, oferecendo formação em distin­tas modalidades terapêuticas, tais como EMDR®, Brainspotting, e Psicodrama; como autora, com­partilhando e socializando sua ex­periência com outros; e por meio de palestras e estudos que ajudam as pessoas a enfrentar os desafios da vida, tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina, Portugal e Espanha.

Depois de residir muitos anos nos Estados Unidos, Esly está atualmente radicada em Brasília, DF, Brasil, onde desenvolve uma prática privada (somente online), e oferece cursos de formação em diversas áreas da Psicologia e recuperação emocional, dedicada a levantar uma geração de profissionais que se comprometam com a saúde emocional dos seres humanos com quem convivem e aliviar a dor daqueles que sofrem.

Através do processamento de informação adaptável, a atenção dual-exercícios irá trabalhar a memória traumática armazenada do paciente e irá permitir a eliminação de crenças negativas, emoções e sintomas somáticos associados à memória, facilitando a conexão com nova informação mais adaptável armazenados nas redes de memória.

Uma vez que lembre do trauma não provocará crenças negativas, emoções ou sintomas somáticos e, simultaneamente, a memória se desloca para um conjunto mais adaptativa de crenças, emoções e respostas somáticas, armazenando novamente mas agora substituindo a memória original do trauma.